Galeria de Fotos

Nossos Contatos

Escritório Ipatinga
Rua Topázio, 210
Iguacu Ipatinga – MG
35162-132

guanhaes@guanhaesenergia.com.br

Escritório Ipatinga
+55(31) 3801-3900

PROGRAMA DE MONITORAMENTO LIMNOLÓGICO E DA QUALIDADE DA ÁGUA

MEIO BIÓTICO

O programa visa caracterizar os corpos d’água quanto aos aspectos físicos, químicos, bacteriológicos e hidrobiológicos, identificar tendências e avaliar riscos para a qualidade da água, acompanhar a evolução dos corpos d’água e sugerir ações para o controle e prevenção da poluição. Para tanto foi prevista a realização de campanhas para coleta de amostras de água abrangendo diversos ciclos hidrológicos criando condições para análise do comportamento evolutivo dos parâmetros, nas diversas fases do empreendimento.

As campanhas de monitoramento são realizadas com intervalo trimestral.

Concomitantemente ao programa de Monitoramento Limnológico, continuam a ser executados o Subprograma de Monitoramento e Controle de Espécies Vetoras de Doenças de Veiculação Hídrica, o Subprograma de Monitoramento e Controle de Macrófitas Aquáticas, e o Subprograma de Monitoramento do Mexilhão Dourado (Limnosperna fortunei).

img_2-1
img_2-2

PROGRAMA DE RECOMPOSIÇÃO DA FLORA DA ÁREA AFETADA PELO EMPREENDIMENTO

Este Programa tem o objetivo de promover a regeneração natural e o plantio de árvores nativas em áreas marginais ao futuro reservatório, inseridas na área de preservação permanente, bem como de outras áreas de interesse de revegetação.

As áreas de APP dos reservatórios, definidas no PACUERA, foram adquiridas e estão em processo de recuperação através dos plantios de mudas nativas.

PROGRAMA DE MANEJO DOS REMANESCENTES FLORESTAIS NA ÁREA AFETADA PELO EMPREENDIMENTO

O programa de manejo dos remanescentes florestais tem o objetivo de avaliar os impactos da construção dos empreendimentos sobre as áreas de matas remanescentes presentes na área de influência dos empreendimentos.

Tanto a região da PCH Fortuna II (Virginópolis e Guanhães) quanto a região de Dores de Guanhães (PCH Senhora do Porto, Jacaré e Dores de Guanhães) possuem remanescentes florestais significativos que apresentam importância biológica local e regional, sendo indicada a adoção de ações para manejo e conservação dos fragmentos florestais ainda existentes.

img_3-1
img_3-2

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO NO TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA-TVR – PCH FORTUNA II E PCH DORES DE GUANHÃES.

MEIO BIÓTICO

Este programa tem como objetivo realizar o monitoramento das comunidades vegetais ocorrentes no trecho de vazão de reduzida, às margens do rio Corrente Grande e Guanhães, de modo a gerar informações e análises referentes ao comportamento das espécies vegetais frente à redução de vazão em diferentes estações do ano e regimes de vazão.

img_4-1
img_4-2

PROGRAMA DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NA ÁREA DE ENTORNO DO EMPREENDIMENTO

Este programa tem como objetivo a prevenção de incêndios florestais durante o período de operação dos empreendimentos, através de ações de comunicação e orientação à população, redução do risco de propagação, vigilância e orientação de combate.

Ações de comunicação e orientação à população são desenvolvidas no âmbito dos programas de comunicação social/educação ambiental, e até a presente data não foram detectados focos de incêndio.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA

O monitoramento da ictiofauna auxiliará no conhecimento detalhado da fauna de peixes e na avaliação de impactos da construção das PCHs em escala local e regional sobre a comunidade ictiofaunística. Como objetivos do programa tem-se:

  • Prosseguir com o inventário da ictiofauna;
  • Acompanhar a dinâmica populacional das espécies mais importantes para a pesca
  • Realizar o diagnóstico pesqueiro;
  • Avançar o conhecimento sobre a dieta e reprodução de peixes da região;

Delinear e propor ações para conservação e manejo da ictiofauna.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA AVIFAUNA

MEIO BIÓTICO

O Programa de Monitoramento da Avifauna possui como objetivo geral diagnosticar as possíveis alterações, diretas e indiretas, decorrentes da implantação e da operação dos empreendimentos sobre este grupo faunístico. Além disso, o programa visa propor estratégias de manejo e conservação para as espécies da região, principalmente para as aves com requerimentos ecológicos mais específicos. O objetivo deste relatório é avaliar os impactos decorrentes do enchimento dos reservatórios das PCHs sobre a riqueza, a composição e a abundância das comunidades de aves, por meio da comparação dos dados obtidos ao longo do monitoramento da avifauna durante a fase de implantação com os dados coletados durante a fase de operação do empreendimento.

img_6-1
img_6-2

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA

MEIO BIÓTICO

O Programa de Monitoramento da Herpetofauna possui como objetivo geral monitorar a herpetofauna presente na Área Diretamente Afetada (ADA) das PCHs, antes e depois dos eixos do respectivo barramento. Assim, será possível identificar as possíveis alterações decorrentes da implantação e operação do empreendimento. A partir da execução do programa será possível propor estratégias de manejo e conservação para as espécies da região, principalmente para as de hábitos mais exigentes.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA MASTOFAUNA

MEIO BIÓTICO

O Programa de Monitoramento da Mastofauna possui como objetivo geral diagnosticar as possíveis alterações, diretas e indiretas, decorrentes da implantação e operação do empreendimento. Além disso, o programa visa propor estratégias de manejo e conservação para as espécies da região, principalmente para a mastofauna com requerimentos ecológicos mais específicos.

img_8-1
img_8-2

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE PRIMATAS

MEIO BIÓTICO

O Programa de Monitoramento de Primatas possui como objetivo geral monitorar os grupos de primatas, com ênfase em Callicebus sp., ocorrentes na área de entorno do empreendimento e na Área Controle, atentando quanto à interferência da implantação do empreendimento sobre este grupo.

img_9-1
img_9-2